
Intervenção estatal e proteção dos direitos trabalhistas no capitalismo neoliberal

Dr. Paulo Klein
Sócio fundador
O artigo "Intervenção estatal e a proteção dos direitos dos trabalhadores na sociedade internacional capitalista neoliberal e a crise dos Estados", de Paulo Klein Junior (UFSC) e Murilo Manzoni Boff (UNIJUÍ), analisa a importância da atuação do Estado para garantir os direitos dos trabalhadores e promover um desenvolvimento local sustentável.
A pesquisa destaca os impactos do capitalismo neoliberal, da globalização e da transnacionalização sobre os Estados, evidenciando a necessidade de modificações regulatórias que protejam os trabalhadores e valorizem os pequenos empreendimentos locais.
O estudo utiliza abordagem indutiva e pesquisa documental e bibliográfica, propondo uma visão de desenvolvimento que ultrapasse a dualidade clássica entre detentores dos meios de produção e proletariado, reforçando a relevância da intervenção estatal para assegurar direitos humanos no mundo do trabalho.
Artigo Original
Este artigo foi originalmente publicado também fora do nosso website. Acesse o conteúdo completo para referências adicionais.
Leia maisSobre o autor

Dr. Paulo Klein
Sócio fundador
Artigos relacionados
Novos tempos exigem novas competências no mundo corporativo
22 de set. de 2025
Os caminhos da "Lava Jato": análise sobre competência e jurisprudência
22 de set. de 2025
STF fortalece proteção ao dependente químico em casos de porte de drogas para uso pessoal
22 de set. de 2025